O que são e para que servem os protetores térmicos?

Protetores térmicos são dispositivos opcionais, instalados nas regiões do motor termicamente mais críticas, em geral, nas cabeças de bobina e nos mancais. Têm as funções de monitorar a temperatura, fornecer um alarme ou providenciar o desligamento a partir de uma temperatura específica, de acordo com a classe térmica do motor (nas cabeças de bobina) ou da temperatura especificada pelo fabricante de rolamentos.

 
Estes dispositivos são:
 
-         Termistores: Detectores térmicos compostos de sensores semicondutores que variam sua resistência ôhmica bruscamente ao atingirem uma determinada temperatura. São classificados de acordo com o coeficiente de temperatura, PTC ou NTC. PTC’s em condições normais de operação têm a resistência ôhmica baixa e aumentam bruscamente  este valor a partir de uma determinada temperatura, os NTC’s têm o comportamento inverso. Os motores elétricos em geral utilizam PTC’s. Possuem um bom tempo de resposta, baixo custo, porém, necessitam de um relê para o seu funcionamento.
 
-         Termostatos: São do tipo bimetálico com contatos de prata normalmente fechados, que abrem quando se atinge uma determinada temperatura. Quando esta temperatura diminui, os contatos voltam a fechar. São destinados a sistemas de alarme, desligamento ou ambos. São instalados nas cabeças de bobina e conectados em série com o contator que aciona o motor. São dispositivos de baixo custo, porém são sensíveis e desgastam-se com o tempo.
 
-         Termoresistores (PT-100): São dispositivos calibrados que variam linearmente sua resistência ôhmica de acordo com a variação de temperatura. Sua principal vantagem é a possibilidade de acompanhamento contínuo da temperatura através do display de um controlador. São também utilizados para alarme e desligamento. Devido ao seu custo, comparativamente alto em relação aos demais protetores, são utilizados principalmente em instalações de grande responsabilidade e aplicações de regime irregular.
 
-         Protetores térmicos: São do tipo bimetálico com contatos normalmente fechados. São utilizados principalmente para a proteção contra sobreaquecimento de motores monofásicos, sendo sensíveis à corrente e temperatura. Os protetores térmicos são classificados em dois tipos em função do religamento, que pode ser automático ou manual.
 
Para maiores informações consulte o catálogo Motores Elétricos - Baixa Tensão (Mercado Brasil), disponível na Central de Downloads WEG : http://www.weg.net/br/Produtos-e-Servicos/Geral/Central-de-Downloads

Outras Novidades e Eventos

10 / 05 / 2022  |  Tipos de engrenamentos

Quais são os tipos de engrenamentos que existem?
Saiba mais

05 / 05 / 2022  |  Redutores WEG-Geremia

Redutor WEG-Geremia GS
Saiba mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba novidades e promoções da Transmitech Redutores.
Rua Agostinho Camilo de Borba, 119 Bairro do Parque • Esteio/RS
CEP: 93270-650
Tel.: 51 3473 0721 / 3473 1363

Cel.: 51 98179 5151
Converse no Whats