Qual o número máximo de partidas que um motor elétrico pode ser submetido?

O número de partidas que um motor elétrico suporta depende de diversos fatores. Destacam-se o motor, a máquina acionada e o método de partida:

  • Motor: fatores como corrente de partida, curva de conjugado, conjugado de partida, conjugado máximo e conjugado mínimo, categoria de torque Normal (N),  Alto (H) ou Alto Escorregamento (D), classe térmica e temperatura de operação.
  • Máquina acionada: curva de conjugado_x_rotação da máquina, tipo de acoplamento, partida a vazio ou com carga, momento de inércia da carga, etc.
  • Método de partida: partida direta? chave estrela_triângulo?chave compensadora? soft start? inversor de freqüência? Cada método de partida tem suas características e limitações. A partida direta é limitada pelo fornecedor de energia a fim de evitar quedas súbitas de tensão: neste método, o valor da corrente de pico na partida pode chegar a ordem de 6 a 8 vezes a corrente nominal. Chave estrela_triângulo e compensadora são recomendadas para cargas de baixa inércia, com baixo torque de partida. Soft start e inversores de freqüência permitem limitar o valor da corrente de partida ao mínimo possível para partir a carga lentamente, simulando uma rampa de aceleração mais ou menos íngreme.

Outras Novidades e Eventos

10 / 05 / 2022  |  Tipos de engrenamentos

Quais são os tipos de engrenamentos que existem?
Saiba mais

05 / 05 / 2022  |  Redutores WEG-Geremia

Redutor WEG-Geremia GS
Saiba mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba novidades e promoções da Transmitech Redutores.
Rua Agostinho Camilo de Borba, 119 Bairro do Parque • Esteio/RS
CEP: 93270-650
Tel.: 51 3473 0721 / 3473 1363

Cel.: 51 98179 5151
Converse no Whats