O que são e para que servem os protetores térmicos?
Protetores térmicos são dispositivos opcionais, instalados nas regiões do motor termicamente mais críticas, em geral, nas cabeças de bobina e nos mancais. Têm as funções de monitorar a temperatura, fornecer um alarme ou providenciar o desligamento a partir de uma temperatura específica, de acordo com a classe térmica do motor (nas cabeças de bobina) ou da temperatura especificada pelo fabricante de rolamentos.
Estes dispositivos são:
- Termistores: Detectores térmicos compostos de sensores semicondutores que variam sua resistência ôhmica bruscamente ao atingirem uma determinada temperatura. São classificados de acordo com o coeficiente de temperatura, PTC ou NTC. PTCs em condições normais de operação têm a resistência ôhmica baixa e aumentam bruscamente este valor a partir de uma determinada temperatura, os NTCs têm o comportamento inverso. Os motores elétricos em geral utilizam PTCs. Possuem um bom tempo de resposta, baixo custo, porém, necessitam de um relê para o seu funcionamento.
- Termostatos: São do tipo bimetálico com contatos de prata normalmente fechados, que abrem quando se atinge uma determinada temperatura. Quando esta temperatura diminui, os contatos voltam a fechar. São destinados a sistemas de alarme, desligamento ou ambos. São instalados nas cabeças de bobina e conectados em série com o contator que aciona o motor. São dispositivos de baixo custo, porém são sensíveis e desgastam-se com o tempo.
- Termoresistores (PT-100): São dispositivos calibrados que variam linearmente sua resistência ôhmica de acordo com a variação de temperatura. Sua principal vantagem é a possibilidade de acompanhamento contínuo da temperatura através do display de um controlador. São também utilizados para alarme e desligamento. Devido ao seu custo, comparativamente alto em relação aos demais protetores, são utilizados principalmente em instalações de grande responsabilidade e aplicações de regime irregular.
- Protetores térmicos: São do tipo bimetálico com contatos normalmente fechados. São utilizados principalmente para a proteção contra sobreaquecimento de motores monofásicos, sendo sensíveis à corrente e temperatura. Os protetores térmicos são classificados em dois tipos em função do religamento, que pode ser automático ou manual.