Museu do Amanhã conta com equipamentos WEG para climatização

Tecnologias de última geração possibilitam ao Museu do Amanhã, o mais novo cartão postal do Rio de Janeiro/RJ e um dos grandes legados das Olimpíadas 2016, funcionar respeitando o meio ambiente. O projeto, que segue o conceito de eficiência energética, é assinado pelo espanhol Santiago Calatrava e foi inaugurado em dezembro de 2015, na Praça Mauá.

Dentre as principais ações que tornam o edifício sustentável está o aproveitamento das águas da Baía de Guanabara no sistema de climatização. O trabalho de instalação dos aparelhos de ar-condicionado foi executado pela empresa Ambient Air, que utilizou produtos WEG para garantir o acionamento e o controle de velocidade dos motores das máquinas garantindo o conforto térmico do ambiente, tendo em vista as altas temperaturas que são registradas no Rio de Janeiro.

Economia de água potável

Segundo dados do Museu do Amanhã, as ações aplicadas na captação de água da baía podem gerar uma economia de 9,6 milhões de litros de água por ano. Para isso, no subsolo do museu foram instaladas seis bombas para puxar as águas frias do fundo da baía, para serem utilizadas na troca de calor com o sistema de refrigeração. A medida proporciona redução do consumo de energia e dispensa o uso de equipamentos e de água potável nas torres de resfriamento.

Trocadores de calor entre a água do mar e a água de condensação que circula pelos chillers fazem parte da refrigeração. São eles que produzem a água gelada necessária ao sistema de condicionamento de ar. Após o uso, essa água volta mais limpa à baía.

Além do sistema de climatização, a água da baía também é utilizada para abastecer os espelhos d’água, responsáveis por reduzir a temperatura do ambiente em até dois graus.

Sobre a Ambient Air Arcondicionado

Uma das maiores instaladoras do segmento HVAC no Brasil, a Ambient Air atua há 41 anos. Fundada na cidade do Rio de Janeiro, detém diversos certificados nacionais e internacionais, com qualificação e know how para realizar instalações que envolvam alta complexidade técnica. Em seu portfólio, conta com atuação no segmento de grandes obras.

Outras Novidades e Eventos

10 / 05 / 2022  |  Tipos de engrenamentos

Quais são os tipos de engrenamentos que existem?
Saiba mais

05 / 05 / 2022  |  Redutores WEG-Geremia

Redutor WEG-Geremia GS
Saiba mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba novidades e promoções da Transmitech Redutores.
Rua Agostinho Camilo de Borba, 119 Bairro do Parque • Esteio/RS
CEP: 93270-650
Tel.: 51 3473 0721 / 3473 1363

Cel.: 51 98179 5151
Converse no Whats