Como deve ser feita a instalação do resistor de frenagem ?

O resistor de frenagem deve ser conectado entre os bornes DC+ e BR, sendo utilizado cabo trançado para a conexão. Estes cabos devem ser separados da fiação de sinal e controle.

Quando o resistor de frenagem for montado internamente ao painel do inversor, é preciso considerar a energia do mesmo no dimensionamento da ventilação do painel.

Deve ser feito o ajuste do parâmetro P0154 com o valor ôhmico do resistor utilizado, P0155 com o valor da potência suportável pelo resistor em kW, P0153 com o nível de tensão para atuação do IGBT de frenagem e P0151 com o seu valor máximo (que varia conforme a tensão nominal de alimentação do inversor).

O ajuste correto destes parâmetros garante proteção térmica, para o resistor de frenagem, em casos de sobrecarga, mas não garante proteção no caso de falha do circuito de frenagem. Para evitar a destruição do resistor ou risco de fogo, o único método garantido é a inclusão de um relé térmico em série com o resistor e/ou um termostato em contato com o corpo do mesmo, conectados de modo a seccionar a rede de alimentação da entrada do inversor, como apresentado na figura abaixo.

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